Prosap | Parque dos Minérios | Infraestrutura
Ultrapassando tanto a extensão do Parque dos Ipês, com seus 28 mil metros quadrados, quanto a do Complexo Turístico, com 150 mil metros quadrados, a construção do Parque dos Minérios é ainda mais monumental e desafiadora: abrange aproximadamente 200 mil metros quadrados de área total. Nesse espaço, a administração municipal, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), está desenvolvendo uma variedade de áreas destinadas ao lazer, esporte e contemplação no bairro Minérios.
Cleveland Carvalho, responsável pelo programa de saneamento e coordenador de Projetos Especiais, Captação de Recursos e Gestão de Convênios da Prefeitura de Parauapebas, afirma: “Essa é mais uma grandiosa obra que estamos executando e que, certamente, vai contribuir com a qualidade de vida da nossa população, assim como ocorreu quando entregamos o Parque dos Ipês e o Complexo Turístico. Mas para além da parte de infraestrutura urbana e paisagismo, o Projeto Lajeado, do qual o Parque dos Minérios faz parte, também contempla obras de saneamento básico, por isso, trabalhamos também com a construção de sistemas de micro e macrodrenagem e esgotamento sanitário ao longo do canal do igarapé; tudo isso vai colaborar com a saúde das pessoas e com a diminuição dos alagamentos históricos na região, o que já pode ser observado nas imediações da obra”.
Como parte da segunda fase do Projeto de Recuperação e Revitalização do Igarapé Lajeado, o Parque dos Minérios está destinado a ser um centro de integração social, oferecendo opções de lazer, esportes e entretenimento para os residentes de Parauapebas. Além de abrigar a primeira quadra pública de tênis da cidade, o parque contará com um mirante dotado de uma praça de alimentação composta por oito quiosques e dois banheiros vestiários. Também estão previstos quiosques de apoio, equipados com almoxarifado, sala de monitoramento e banheiros. Entre as instalações recreativas, estão dois parques infantis, duas quadras cobertas, quatro quadras de areia e um campo de futebol gramado. Além disso, o parque contará com uma pista interna e externa para caminhadas, ciclovias com extensão superior a três quilômetros, áreas com equipamentos de academia ao ar livre, uma passarela elevada de 30 metros ligando a área esportiva à área de alimentação e um túnel subterrâneo de 25 metros para facilitar o acesso entre diferentes partes do parque.
Segundo Cairo Prudente, engenheiro civil do Prosap: “Hoje, nós podemos afirmar, em um contexto geral, que estamos próximos de 50% das obras, já que a parte de infraestrutura está praticamente concluída. Agora vamos dar início à parte de iluminação interna em todas as áreas e também de paisagismo do local”. Além disso, o Parque dos Minérios também vai contar com espaços acessíveis para pessoas com deficiência (PCD).
A expectativa é que o parque seja concluído até dezembro de 2024.
Fonte: site Prefeitura de Parauapebas
Comentários (0)
Comentários do Facebook